Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Provérbios 4

Bom dia Amados!!!

Graça e paz do nosso Doce Salvador Jesus! Que dia lindo nos preparou o Senhor! O sol brilhando, uma brisa fresquinha... Ah... Como é bom estar acordada!!! Como é bom desfrutar do amor do Pai, sabendo que Ele nos desperta a cada manhã, com amor, bondade e misericórdia! Aleluia! Que Deus em sua graça intensa possa abençoar o seu dia e você consiga vê-lo e reconhecê-lo em cada momento deste dia que Ele fez especialmente para você!!!

Bem, quero continuar a falar sobre o livro de Provérbios, e hoje, vou destacar alguns versículos do capítulo 4. Lembrando: quero encorajá-los a realizar a leitura completa, pois é muuuuuuuuito rica! Amém? Vamos lá!

"Ouvi, filhos, a instrução do pai; estai atentos para conhecerdes a prudência. (...) Adquire a sabedoria, adquire a compreensão; não te esqueças da palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te protegerá; ama-a, e ela te guardará. A sabedoria é suprema; portanto, adquire a sabedoria. Sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento. Estima-a e ela te exaltará; abraça-a, e ela te honrará. Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça, e uma coroa de glória te entregará. Ouve, filho meu, aceita as minhas palavras, e multiplicarão os teus anos de vida. No caminho da sabedoria te ensino, e pelas carreiras direitas te faço andar. Quando andares, não se embaraçarão os teus passos; quando correres não tropeçarás." (Pv 4:1,5-12)

Vejo aqui mais uma vez a importância do ensino dos pais para seus filhos. Nós, que somos pais, temos o dever, a obrigação de ensinar o caminho certo, o caminho reto aos nossos filhos. Temos o dever, que nos foi confiado por Deus, de instruir nossos filhos. Este não é um dever da professora na escola, ou da babá que cuida da criança, mas sim, dos pais. Quando Salomão vai falando neste texto, ele diz que seu pai o ensinava ainda em sua tenra infância (vv. 3 e 4), então entendemos o valor do ensino dos pais. Mas, para que os filhos sejam sábios, eles precisam de pais sábios! Certo?

Sempre há, no livro de Provérbios, a exortação sobre buscar SABEDORIA e ENTENDIMENTO. Bem, não é qualquer sabedoria, mas sim, a sabedoria do Altíssimo, que nos é dada através do Espírito Santo! Portanto, pais cheios do Espírito Santo são pais cheios de sabedoria e entendimento, capacitados pelo próprio Senhor a instruir em conhecimento e sabedoria, com entendimento, a seus filhos, desde a mais tenra idade! Aleluia!

Bem no primeiro versículo, ele nos diz para estarmos atentos a conhecer a PRUDÊNCIA, ou seja, ser cauteloso em tudo o que formos fazer. Hoje, especialmente entre muitos jovens, por falta de ensino e de sabedoria, não vemos nem uma gotinha de prudência... Estão morrendo em meio a drogas, rachas de carros ou motos, festanças terríveis, bebedeiras, enfim... Não conhecem a prudência...

Todos os dias ensino minha filhinha sobre Jesus, falo o que Ele nos ensinou e como devemos ser diante do Papai do Céu e das pessoas. Ontem a noite, estava ensinando sobre os dois caminhos - porta estreita e porta larga. Disse a ela que para morarmos com Jesus, temos que entrar pela porta pequenininha, estreita. E que para morar com o diabo, podemos entrar pela porta larga, grande. Disse que devemos ser obedientes a Deus, ao papai, a mamãe - e ela completou: "vovó". Também expliquei que temos que amar uns aos outros e viver como Jesus nos ensina. Parece algo muito distante de uma criança alcançar, não é mesmo? Mas, não é não! Sabem por quê? Porque quem ministra o pequeno coração que ouve a verdade eterna é o Espírito Santo! É ele quem está trazendo o entendimento ao coraçãozinho sedento da verdade! Gosto da palavra de Provérbios 22:6 - "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Ou seja, é de pequenino que devemos ensinar! Depois que a criança já cresceu e já se encheu de tudo quanto foi ensino, informação e "modelos" para sua vida... Aí, o trabalho é muuuuuuuito maior!!! Melhor é começar bem cedo!!!

Ah! E muito importante: Devemos ser exemplos para eles! Não adianta ensinar e não viver! É uma regrinha bem básica!

Bem, o ensino só produz fruto de benção! É como diz o verso 12 - "Quando andares, não se embaraçarão os teus passos; quando correres não tropeçarás." A palavra do Senhor é maravilhosa! Aleluia!

E, se assim fizermos seremos justos diante do Pai, fazendo aquilo que Lhe agrada, andando sempre segundo o seu conselho, crescendo dia após dia em sua presença!

"A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Mas, o caminho dos ímpios é como a escuridão; não conhecem aquilo em que tropeçam." (Pv 4:18 e 19)

Deus te abençoe com sabedoria e entendimento!!! Um excelente dia a todos!

No amor de Cristo,

Pra. Bárbara.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog