Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Provérbios 3

Boa noite Queridos!

A doce paz do nosso Amado Salvador, Jesus Cristo!

Louvo a Deus por estar aqui escrevendo novamente! Não tem sido uma tarefa fácil, mas vou prosseguir, na graça do Espírito Amado!

Quero compartilhar apenas algumas partes do capítulo 3 do livro de Provérbios, as que mais me chamam a atenção. Mas, você pode ler o capítulo todo e buscar do Senhor o entendimento da Sua Palavra e assim, ouví-lo através dela! Amém? Vamos lá!

"Filho meu, não te esqueças do meu ensino, e o teu coração guarde os meus mandamentos, pois eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e prosperidade. Não te deixem o amor e a fidelidade; ata-os ao teu pescoço, e escreve-os na tábua do teu coração. Então acharás bom nome aos olhos de Deus e dos homens." (Pv 3:1-4)

Como é importante para os filhos o ensino que recebem de seus pais... Faz tanta diferença! Crescer nos caminhos do Senhor com entendimento da Sua Palavra, ensinada pelos nossos pais, nos traz tanta benção que não somos capazes de contá-las!

O apóstolo Paulo quando escreveu para Timóteo, disse: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra." (2 Tm 3:14-17)

Timóteo fora instruído na Palavra do Senhor desde a sua infância e por isso possuía uma base sólida em seu viver. Assim, o Senhor espera de nós que retenhamos o seu ensino em nosso coração, e se tivermos o privilégio de ensinar nossos filhos, eles desfrutarão daquilo que muitos de nós não tivemos a honra de viver! Vejo o quanto é importante firmar nossos filhos na Palavra de Deus. Tenho uma pequena fofura de um ano e oito meses que já sabe discernir o certo do errado, o bom do mal; que já conhece Jesus e O ama, louva, adora, busca em oração. Parece coisa de adulto, né? Mas, não é! É coisa de criança, pois o Senhor ama os pequeninos! Outro dia eu estava ensinando que Jesus morreu na cruz e ela me interrompeu, dizendo: "Mãe, "Jesuso" tá vivo!" E uma alegria imensa brotou em meu coração e então louvamos ao Senhor juntas dizendo: "Aeuia!"

E o Senhor nos trás promessas de vida longa e próspera. Creio que seja por andarmos retamente, segundo o seu conselho, então, nosso Pai do Céu tem prazer em nos abençoar em todas as áreas da nossa vida. Ser próspero não é ser rico, ter muito dinheiro... Ser próspero é ser cheio do Espírito Santo, cheio da alegria do Senhor, cheio da sua bondade, da sua sabedoria; é desfrutar da sua graça constante e do seu amor sem igual! As outras coisas são apenas "bonus" que o Senhor nos dá segundo bem lhe apraz! E andamos contentes com todas as coisas, pois o principal guardamos no coração: O próprio Deus!

Quando Ele nos ensina que devemos AMAR  ser FIÉIS é porque deseja que sejamos como Ele é! Quando amamos fazemos uma grande diferença, especialmente nesta geração em que estamos vivendo, onde o amor de muitos tem se esfriado... O amor é um dos atributos de Deus. João diz que quem não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor! E a fidelidade é algo raro de ser ver nestes dias! Precisamos ser fiéis, pois o Senhor nosso Deus é fiel! Desta forma, o Senhor nos dá a sua graça perante os homens e como Noé, achamos graça diante do Pai. Tudo isso contriubui para que nossa vida seja melhor e repleta de bons frutos! Aleluia!

Outra parte muito especial é esta:

"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento; reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu corpo, e refrigério para os teus ossos." (Pv 3:5-8)

É maravilhoso aprender a confiar no Senhor! É tremendamente gratificante reconhecê-lo em todos os nossos caminhos! Como o Senhor é bondoso! Confiar nele nos leva ao texto de Isaías 41:10, que diz: "Não temas, pois eu sou contigo; não te assombres, pois eu sou teu Deus. Eu te fortalecerei, e te ajudarei; eu te sustentarei com a destra da minha justiça." Ah... Que delícia saber que o Senhor sempre está ao nosso lado! Confiar nele é ter descanso para a nossa alma, é ter saúde para o corpo, literalmente! Confiar em Deus nos traz paz, e eu me lembro neste momento de uma ilustração - não sei se verdadeira - de um concurso de pintura em tela que pudesse melhor descrever o que significa ter paz. Muitos fizeram paisagens maravilhosas, verdadeiros deleites para os olhos. No entanto, o vencedor foi um quadro que mostrava um ninho de passarinhos com a mamãe pássaro e seus filhotinhos. Ao fundo, uma grande tempestade formada e o ninho construído na ponta do galho de uma árvore que beirava um enorme precipício. Ali no ninho estavam todos aconchegados, sabendo que o Pai do Céu é quem cuidaria deles. Isso é confiar no Senhor e entregar a Ele tudo!

Também devemos reconhecê-lo em todos os nossos caminhos para que Ele endireite as nossas veredas, ou seja, precisamos constantemente buscar no Senhor a direção para a nossa vida, sabendo que Ele vai à nossa frente e nos mostra o caminho a seguir. Buscamos nele sabedoria e não confiamos em nosso próprio conhecimento - limitado por sinal -, então conseguimos nos apartar do mal e seguir na direção correta! Desta forma, nossa vida caminha em perfeita tranquilidade, pois o Senhor sempre estará nos guiando e cuidando de nós!

É uma experiência deliciosa!!! Experimente você também a descançar e confiar no Amado!!!

Deus o abençoe com muito amor e que a sua graça seja derramada com abundância sobre sua vida!

Em Cristo,

Pra. Bárbara.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog