Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Provérbios 2:1-10

Olá Amados!

Não consegui escrever antes, mas graças ao nosso Pai, hoje estou aqui para compartilhar uma parte do capítulo 2 do livro de Provérbios! Que o Senhor nos instrua com sua sabedoria e sua graça, e nos faça atentos à sua voz! Amém? Vamos lá então!

O Senhor nos mostra os benefícios da sabedoria: "Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e por inteligência alçares a tua voz; se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos, escudo é para os que caminham na sinceridade, pois guarda as veredas do justo, e protege o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas. Porque a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma." (Pv 2:1-10)

O Senhor deseja que seus filhos busquem sua sabedoria e compreendam o quanto ela é importante para sua caminhada com o Pai. Nós que somos pais, desejamos que nossos filhinhos aprendam tudo o que lhes ensinamos na expectativa de que trilhem um bom caminho por toda a vida, sempre se desviando do mal. O nosso Pai celeste deseja o mesmo, mas com certeza, muito mais intensamente!!! Devemos guardar os mandamentos de Deus, guardar a sua Palavra em nosso coração e gritar por sabedoria, por inteligência, considerando-as valorosas como a prata, como tesouros escondidos, coisas preciosas demais. Se assim procedermos, então entenderemos o temor de Deus e acharemos o conhecimento de Deus. É tremendo demais, maravilhoso demais pensar que Deus deseja que O conheçamos, da mesma forma que nós desejamos que nossos filhos nos conheçam, que saibam o que nos agrada, que saibam como é importante obedecer, o quanto é importante estudar, o quanto é importante caminhar retamente em todas as áreas de sua vida, enfim, é isso que Deus deseja de nós também quando nos chama a buscar dEle a sabedoria e o conhecimento! Também é interessante observar que Ele reserva sua sabedoria para os retos e que ela se torna escudo para os justos, pois guarda os seus passos, ou seja, por ela os que temem ao Senhor se apartam do mal, estão atentos ao que o Senhor deseja e tem prazer e alegria em agradar ao Pai, pois O conhecem!

Quero destacar o verso 9: Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas. Entendo ser muito importante alcançarmos entendimento desta palavra!

JUSTIÇA é: Direito, retidão
JUÍZO é: Discernimento, julgamento
EQUIDADE é: Igualdade, retidão, justiça reta e natural.

O Senhor nos diz que tendo a sua sabedoria, então entenderemos estes três fundamentos do Seu governo! A Palavra do Senhor nos garante que "verdadeiros e justos são os teus juízos" (Ap 16:7b). O juízo do Senhor é verdadeiro e justo, ou seja, Ele discerne, julga aquilo que vê dos céus com justiça, ou com retidão, e tem um governo de equidade, ou de igualdade, retidão, justiça reta e natural. O Senhor trata a todos igualmente, todos temos os mesmos direitos e os mesmos deveres; todos recebemos a mesma justiça do Senhor de acordo com as nossas obras, se boas ou más. O Senhor não faz acepção de pessoas:

Porque para com Deus não há acepção de pessoas. (Rm 2:11)

pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas. (Cl 3:25)

Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, (1 Pe 1:17)

Portanto, é bastante sério e importante compreendermos esta verdade, pois o Senhor é o reto Juíz e julgará toda a terra! Quando vemos seus sinais acontecendo, a sua Palavra se cumprindo, então sabemos que verdadeiros e justos sãos os juízos do nosso Deus. Entendemos o que Ele está fazendo e por quê; e tudo isso encontramos se diligentemente buscarmos a sabedoria do Senhor, que Ele nos oferece gratuitamente. Tiago disse: "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento." (Tg 1:5,6) Devemos sim, com fé, buscar sabedoria do Senhor, pois os nossos dias serão muito melhores e o nosso caminhar será de maior retidão diante do Pai, que nos conduz em amor e graça, ensinando-nos os Seus Caminhos! Aleluia!

Que o Senhor nos abra ainda mais o entendimento sobre a Sua Palavra!

Em Cristo,

Pra. Bárbara.


3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom. Palavra abençoada e vinda do trono de Deus. O Senhor abençoe seu ministério. Abraço.

clefsh disse...

Um bênção de resumo

Unknown disse...

Sou grata a Deus por permitir ler esse ensino maravilhoso

Pesquisar este blog