Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O livro de Provérbios

Certa vez aprendi que deveria ler constantemente o livro de Provérbios, pois nele encontraria muito ensinamento. Nesta ocasião eu ainda não havia lido nem uma vez este livro riquíssimo em instruções para o nosso dia-a-dia. Desde então, procuro lê-lo com frequencia. O interessante é que ele tem um capítulo para cada dia do mês e que ao longo do ano, podemos fazer sua leitura por 12 vezes! Vale a pena!

Hoje resolvi compartilhar alguns ensinos que me chamaram a atenção neste precioso livro e espero que sua vida possa ser edificada com este estudo. Vou postando, sempre que possível, aquilo que tiver em meu coração pela meditação de Provérbios. Que o Senhor nos abençoe nesta jornada de conhecimento, em nome de Jesus! Amém? Então vamos lá!

Provérbios 1

"Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel: para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade; para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso." (vv. 1-4)

Este é o propósito deste livro: a nossa instrução! Ele nos exorta, ensina, consola, direciona e nos torna mais sábios e entendidos! É maravilhoso!

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (v. 7)

Temer ao Senhor significa estar pré-disposto ao conhecimento, ou seja, a descobrir, a saber o que Lhe agrada e o que não Lhe agrada! Quando sabemos o que agrada ao nosso Deus e Pai, buscamos fazer as coisas da maneira que Ele se alegre de nós e nos apartamos do mal, ou daquilo que não deixa o coração do Senhor feliz. Passamos a ter uma nova visão de vida, ou seja, passamos a viver com um propósito especial: agradar o coração de Deus. É extremamente importante ter o conhecimento de Deus, de quem Ele é, do que Ele faz, enfim, de quem é o nosso Pai, do contrário, seremos chamados LOUCOS, ou seja, alguém que perdeu a razão, que é doido, alienado ou demente. Portanto, é beeemmmm melhor buscar o temor do Senhor!

"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe. Diadema de graça serão para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço." (vv. 8 e 9)

Hoje em dia não é comum dar ouvidos ao que os pais falam... Infelizmente, pois pela Palavra do Senhor aprendemos que serão muito especiais os seus conselhos e instruções. Quando entendemos isso, tomamos uma nova postura em nossa vida e passamos a prestar atenção ao que nossos pais tem a nos dizer, a nos instruir, afinal, eles são mais velhos e já tem uma certa experiência de vida e com certeza, podem nos auxiliar em diversas situações, sendo que em muitas delas, se assim lhes dermos ouvidos, seremos poupados de sofrimentos desnecessários!

"Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos sem razão os inocentes, traguemo-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova; acharemos todo o tipo de bens preciosos, encheremos as nossas casas de despojos; lança a tua sorte entre nós, teremos todos uma só bolsa; filho meu, não te ponhas a caminho com eles, desvia o teu pé das suas veredas, pois os pés deles correm para o mal, e se apressam a derramar sangue. Na verdade, em vão se estenderia a rede à vista de qualqeur ave. Estes armam ciladas contra o seu próprio sangue, e espreitam as suas próprias vidas. Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prende a alma dos que a possuem." (vv. 10-19)

Acho maravilhosa esta exortação. O Senhor claramente nos ensina que a cobiça - desejo imoderado e inconfessável de se possuir (o que geralmente, não se merece); ambição; avidez. (Dicionário Priberam) - nos conduz ao pecado ou a perdição, podendo até mesmo nos levar à morte. A cobiça nos leva à morte espiritual, mas também pode nos levar à morte física literalmente. Como a própria palavra diz: ela prende a alma dos que a possuem. Quando cobiçamos algo, tornamo-nos escravos do nosso desejo e nossa vida passa a girar em torno do que almejamos conquistar ambiciosamente. Não há mal algum em sonhar e fazer projetos para nossa vida, traçar uma meta em alguma área que pensamos ser necessária. No entanto, se o fazemos com ambição ou avidez, então estamos errados e traçando um caminho de escravidão e morte...

"Convertei-vos pela minha repreensão; abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras." (v. 23)

Antes desta palavra tremenda, lemos que a sabedoria está clamando para que a ouçamos, para que nos inclinemos a ela e não sejamos loucos e insensatos, que não sejamos tolos, mas que sejamos sábios para buscá-la e recebê-la em nosso entendimento. Eu amo este versículo porque ele nos traz uma promessa maravilhosa do Pai: se nos convertermos por sua repreensão, ou seja, se dermos ouvidos à Ele e endireitarmos o nosso caminho para agradá-lo, Ele ABUNDANTEMENTE derramará sobre nós o Seu Espírito e nos fará saber as suas palavras!!! Aleluia!!! O Senhor deseja profundamente nos ensinar, compartilhar conosco da sua sabedoria, do seu conhecimento e Ele clama altissonantemente para nos voltarmos para Ele e abrirmos os nossos ouvidos para sua voz! Ele deseja que sejamos sábios para O temermos e nos apartarmos do mal! É bom demais!!! Ele diz que o que não lhe der ouvidos, padecerá de várias formas, mas conclui dizendo: "Mas o que me der ouvidos habitará seguro, e estará descansado do temor do mal." (v.33)

É maravilhoso conhecer o Senhor! Ele é lindo, tremendo, cheio de novidades e o melhor de tudo: nos ama!!! Leia o capítulo 1 completo para que o entendimento do Senhor se multiplique em sua vida hoje! Tenho plena certeza e convicção de que você será muito abençoado e enriquecido! Deus te abençoe!!!

Em Cristo Jesus,

Pra. Bárbara Senna.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog