Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de março de 2011

Portanto, vede prudentemente como andais...

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senohr com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jessus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." (Efésios 5:15-21)

Todas as manhãs tenho meditado nesta palavra e o Espírito Santo chama a minha a atenção para ela de uma forma especial a cada leitura que faço. A Palavra do Senhor é rica, viva, transformadora! E a  medida que vamos lendo e meditando nela, somos lavados, purificados, transformados! Aleluia!

Este texto nos exorta à vigilância constante em todas as áreas da nossa vida. O apóstolo Paulo, sempre tão zeloso com a Igreja do Senhor, nos chama para uma realidade tremenda, visto que nos dias atuais, o que mais nos falta é TEMPO. Pelo menos, parece que nos falta, não é mesmo?

No Salmo 90, verso 12, Moisés escreve: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." Interessante! Paulo nos diz para andarmos prudentemente, como sábiios, remindo o tempo, pois os dias são maus! Remir significa adquirir de novo - resgatar; compensar, ressarcir; entre outras coisas. Paulo nos mostra o valor do tempo que o Senhor nos dá e a maneira como devemos nos portar durante o tempo que temos para viver aqui nesta terra.

Os dias são maus... E são mesmo... Infelizmente o que temos visto acontecer nestes dias, que antecedem a volta do Senhor Jesus, são coisas muito tristes e que causam dor e espanto. Mas, é apenas o cumprimento literal da preciosa Palavra de Deus. Por isso, precisamos atentar ao cuidado com o tempo que temos a cada dia, para vivê-lo em sabedoria, resgatando cada segundo, ou melhor, fazendo valer cada segundo do nosso dia! E como isso é possível? Bem, Paulo continua dizendo que pelo fato dos dias serem maus, não devemos nos tornar insensatos, desajuizados, imprudentes; mas, devemos buscar compreender qual a vontade do Senhor.

Quando Paulo ora pela igreja em Éfeso (Ef 1:15-21), ele pede com muita profundidade de entendimento, que o Senhor conceda "espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele (Deus), iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro." A sabedoria vem do alto, do Pai das luzes. É pela revelação do Espírito e por Sua sabedoria que somos conduzidos com prudência e compreendemos qual a vontade do Senhor, qual a esperança do nosso chamado neste mundo, qual a eficácia da força do poder que há em Cristo, e muito mais que vem do Senhor! Mas, para isso, precisamos atender à próxima orientação do querido apóstolo Paulo: devemos nos ENCHER DO ESPÍRITO! E como fazemos isso? Eis a resposta: "falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senohr com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jessus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." (v.v. 19-21)

Precisamos estar o tempo todo conectados com o Pai, declarando a Sua Palavra, entoando louvores de coração, sendo agradecidos, glorificando a cada instante! E mais: se formos um pouquinho à frente na carta aos Efésios, vamos ver que devemos estar revestidos de Cristo! Esta é a "receita" perfeita: estar revestido de Cristo, Ele é a nossa armadura! Mas não da boca para fora... Se não tivermos sabedoria e entendimento, podemos fazer do texto de Efésios 6:10-17, um "amuleto", e não é isso que o Espírito Santo nos ensina! Não adianta nada declarar esta palavra como se ela fosse nos proteger... Não... Não é assim... Mas, é vivê-la "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim (por meus irmãos perseguidos); para que me seja dada (lhes seja dada), no abrir da minha boca (no abrir de suas bocas), a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou  embaixador em cadeias (são embaixadores em cadeias), para que, em Cristo, eu seja ousado (eles sejam ousados) para falar, como me cumpre fazê-lo (como lhes cumpre fazê-lo)." (Ef 6:18-20)

O alcance da nossa vigilância e prudência, com entendimento, vai muito além do que podemos pedir ou pensar! Um dos significados para sujeitar é submeter para sofrer alterações ou modificações. Paulo nos diz para fazermos todas estas coisas sujeitando-nos uns aos outros no temor de Cristo, ou seja, submetendo-nos para sermos transformados. Quando estamos em comunhão com Deus, com a Sua Palavra, passamos a olhar mais além, saímos do nosso pequeno mundo e entramos no vasto mundo de Deus. Aí, então, somos capazes de nos sujeitar uns aos outros parar sermos, dia após dia, transformados. Não sei se você consegue compreender isto, mas é assim: se estamos perseverando em oração, batalhando, buscando sabedoria e conhecimento da vontade de Deus, conhecimento do próprio Deus, é bem certo que Ele nos conduzirá em Seus caminhos e nos mostrará qual a profundidade do seu amor, "a fim de podermos compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus". (Ef 3:18, 19). Então, somos capacitado a cumprir todas estas coisas, sabendo que quanto mais estivermos crescendo diante do Senhor, mais contribuímos para o Seu Reino e para a vida dos nossos irmãos, e nisto nos sujeitamos a eles no amor de Cristo, sofremos as modificações em nosso ser, em nosso caráter, para edificação do Corpo, da Igreja, para salvação da nossa família, dos nossos vizinhos, da nossa cidade, do nosso Estado, da nossa Nação e das nações da Terra! Vai muito mais além...

Que o Senhor te abençoe com entendimento! Espero ter conseguido expressar o que o Senhor colocou em meu coração para que sua vida seja edificada!

No amor e temor de Cristo,

Pra. Bárbara.

Um comentário:

Josiane Cazarini disse...

Amém!!! Obrigada Barbara, que Deus continue te usando pra nos edificar.
Essa mensagem é exatamente o que precisamos a cada dia, pois as x nos esquecemos de como devemos andar e nos portar diante do Senhor, pois Ele é Santo e quer nossa santidade tbm...

Josi

Pesquisar este blog